O jogo de palavras que permeia o mundo da poesia é fascinante e nos leva ao mundo da fantasia e da imaginação, "mundo" este, muito apreciado por crianças, jovens e adultos de todas as idades.
A ideia de trabalhar com poesia deveria iniciar-se desde os primeiros anos de vida, visto que é na infância que a magia é mais presente. A escola tem o papel de mediar e dar continuidade a este processo que deveria iniciar-se em casa, quando os pais cantam aos seus filhos cantigas de ninar ou brincadeiras de roda tão comuns às crianças e nem sabem que ja estão incutindo neles o gosto por rimas e trocadilhos.
O professor deve ter plena consciência da importância de levar aos alunos o lado encantador de ouvir, ler e escrever poesias, e não cair no erro de usá-la para trabalhar apenas a gramática. A poesia, quando bem trabalhada, desenvolve a imaginação, criatividade, musicalidade, oralidade... e é nesse contexto que a poesia torna-se atraente e motivadora ao aluno e faz com que ele sinta prazer e interesse em buscar este gênero e querer ler sempre mais.
A poesia dentro dessa concepção é um modo de viver o mundo(ver, sentir, experimentar e projetar) e cada composição poética reflete quem somos, o que pensamos, sentimos e buscamos.
ResponderExcluirJéssica
Olá pessoal,
ResponderExcluirO grupo em sua produção coletiva, ressalta o quanto o professor tem que se atentar, para não trabalhar com a poesia,focada na gramática, mas sim levar a poesia que busque o encantamento de ler escrever ou ouvir. Desta maneira compreendo que o grupo deixa pistas, como trabalhar a poesia nas series iniciais.
Um Abração,
Zezé